Confiabilidade humana - PCS5006

29.9.06

Definições e características do desempenho humano

Na aula de 06/10, vamos discutir algumas definições essenciais para criarmos uma linguagem comum. Para isso, peço que todos leiam o seguinte artigo:

Avizienis, A. et al. ;Basic Concepts and Taxonomy of Dependable and Secure Computing. IEEE TRANSACTIONS ON DEPENDABLE AND SECURE COMPUTING, VOL. 1, NO. 1, JANUARY-MARCH 2004

Começaremos a aula por uma definição destes termos na área de confiabilidade humana. Em seguida, faremos uma discussão sobre algumas características do desempenho humano, usando para isso o seguinte livro:

Wickens, C. D.; Hollands, J. G. Engineering Psychology and Human Performance. (3a. ed) Prentice-Hall, 1999

A seguir, capítulos e seus respectivos responsáveis:

Rafael Gasparetti - Signal Detection, Information Theory and Absolute Judgement
Victor Furtado - Attention in Perception and Display Space
Moacyr Cardoso - Spatial Displays
Eduardo Giannoto - Navigation and Interaction in Real and Virtual Environments
Olivia Korehisa - Language and Communications
Adilson Oliveira - Memory and Training
Denise Gastaldo - Decision Making
Leôncio Barros - Selection of Action
Maria Cristina Toledo - Manual Control
Paulo Roberto - Complex Systems, Process Control and Automation
Bemildo Ferreira - Attention, Time-Sharing and Workload

Por favor, resumam as principais idéias de cada capítulo e identifiquem, nos acidentes estudados na aula anterior, as circunstâncias que evidenciam as características humanas estudadas.

Até breve!
Lucia

26.9.06

Pesquisa de acidentes para dia 29/09

Prezados,
Peço que vocês estudem com cuidado os seguintes acidentes e façam:
1. um resumo do ocorrido, com ilustrações, etc.
2. uma linha do tempo que evidencie a seqüência de acontecimentos. Ela deve conter a indicação de todos os eventos que vocês acharem relevantes para a compreensão do acidente.
3. a identificação dos fatores humanos que contribuíram para o acidente. Identifiquem problemas nas interfaces entre o ser humano e seu ambiente (modelo SHELL).
4. destacar o evento do acidente na linha do tempo
5. ações pós-acidente são opcionais mas muito bem-vindas.

O material deve ser uma apresentação para ser mostrada aos colegas e discutida na aula. Cada grupo terá 20 minutos para apresentar.

Sorteei os acidentes e os grupos para esta primeira aula. A referência enviada por email é um material base, mas vocês devem buscar mais informações para completar a tarefa.


Rafael Gasparetti e Victor Furtado – RG254
Moacyr Cardoso e Eduardo Giannoto – KLM/PANAM, Tenerife
Olivia Korehisa e Adilson Oliveira – Therac 25
Denise Gastaldo e Leôncio Barros – Chernobyl
Maria Cristina Toledo e Paulo Roberto – TMI

Nosso convidado Bemildo deve trazer o acidente de Lexington.
Obrigada!
Lucia

Boas vindas

Em primeiro lugar, sejam bem-vindos os novos alunos da disciplina PCS5006 ao grupo de estudo de confiabilidade humana. Este é um grupo que se reúne há um ano nas sextas à tarde, alguns dias com mais interessados, outros com menos, mas sempre ativo.

Retomando um post antigo:

o foco do grupo de estudo é a Confiabilidade Humana como parâmetro de projeto da interação homem-computador (IHC) de sistemas críticos, dando subsídio para as fases de concepção, desenvolvimento e avaliação destes sistemas.

Pretendemos estabelecer os conceitos e pesquisas técnicas para melhorar o acoplamento dos sistemas à estrutura social da operação. As reuniões serão usadas para apresentação e discussão dos resultados das pesquisas.

Regras de participação

Este é um grupo de estudo, em primeiro lugar. É uma oportunidade de troca de idéias sobre um tema de interesse comum. Fora do período letivo, que vai de setembro a dezembro de cada ano, interessados podem se vincular ao grupo, contribuindo para os estudos através de leituras, pesquisas específicas, produção bibliográfica e principalmente, com a presença nas discussões.

A participação é formalizada em uma disciplina de pós-graduação (PCS5006). Os alunos regularmente matriculados receberão créditos pela participação se não faltarem a mais que três aulas (nota C na terceira falta) e se cumprirem as tarefas atribuídas. Espera-se, no entanto, que a participação seja continuada, mesmo fora do período de oferecimento da disciplina!

Nossos tópicos de 2006

O conjunto de temas é grande. Já há alguns temas tratados em postagens anteriores neste blog. Neste ano, pretendo fazer um estudo mais detalhado de algumas técnicas de análise de confiabilidade humana, ensaiando o que tem sido proposto na literatura em uma situação real, já que este ano contamos com um especialista em controle de tráfego aéreo.

Postagens

Todos os trabalhos apresentados em aula devem ser postados neste blog!


Até sexta,
Lucia